A avaliação psicopedagógica é uma maneira de esclarecer qual a dificuldade pedagógica, cognitiva, psicológica ou educacional da criança.
As avaliações psicopedagógicas são realizadas em 3 passos, sendo:
1º passo – entrevista com os pais ou responsáveis pela criança
2º passo - Sessões com a criança (o número de sessões necessárias será determinado pela psicóloga).
3º passo - sessão com os pais para a entrega e explicação do parecer avaliativo.
A avaliação contempla os aspectos pedagógicos e o psicológico:
Pedagógico e intelectual - aplicação de um teste de inteligência e de diversas provas pedagógicas que avaliam: atenção, memória, compreensão verbal, discriminação visual, discriminação auditiva, raciocínio lógico...
Nas sessões de avaliação são aplicados testes que visam avaliar a estrutura intelectual do indivíduo e se este acompanha a média de sua faixa etária.
Nas provas pedagógicas se busca uma comparação entre o que o indivíduo deveria ter aprendido e o que, de fato, ele aprendeu.
Psicológico – aplicação de testes formais e informais que avaliam: motivação, autoestima, aspectos familiares, relação com o aprendizado...
Se houverem características de algum transtorno, essas serão apontadas na avaliação.
A avaliação fornece os encaminhamentos necessários para cada caso e uma orientação aos pais ou responsáveis.
Se a criança não acompanha o conteúdo pedagógico ou se por vezes se mostra desatenta ou sem motivação, é importante buscar um esclarecimento e tratamento, pois muitas crianças sofrem por não serem compreendidas em suas dificuldades. O objetivo da avaliação é fornecer um possível caminho para o trabalho com a criança, diminuindo as suas dificuldades e fornecendo atalhos para uma aprendizagem mais significativa.
Abraços
Marcela.
ResponderExcluirTenho um neto de oito anos,que ainda não sabe ler.
Vou procurar um psicopedagogo para me orientar.
obrigada pela ajuda. TEREZA